Rua Figueira de Melo, 358 - Rio de Janeiro-RJ (21) 2580-3355

DICAS DE SEGURANÇA

DICAS DE SEGURANÇA

Qual é a vida útil de um trava-quedas?

Se tratando do trava quedas retrátil o mesmo não possui vida útil, por se tratar de um equipamento que tem manutenção. Porém em caso de queda o equipamento deverá ser retirado de uso, e enviado a manutenção. Quando realizar manutenção:

  • Ocorrência de queda (identificada através do indicador de stress localizado no mosquetão);
  • Anormalidade no funcionamento.
  • Deformação do cabo;
  • Uma vez por ano.

Qual a capacidade de carga dos cintos de segurança da Hércules

Esclarecemos que não podemos utilizar nenhum método de ensaio diferente dos especificados na NBR – 15836:2010, que descrimina os métodos utilizados para ensaios nos cinturões paraquedista, portanto não há possibilidade alguma de descriminar uma carga de ensaio superior a 100kg nos laudos emitidos pelo MTE. Não podemos afirmar que o cinturão suporta uma massa superior a de 100 kg, para que possamos obter esta afirmativa teríamos que realizar ensaios dinâmicos com massa superior a 100 kg, ou seja, teríamos que submeter o equipamento a ensaios com massa de 120 kg, 130 kg e assim consecutivamente ate obtermos a massa máxima que acarretaria o rompimento do cinturão em situação dinâmica "queda", dessa forma poderíamos estabelecer um limite máximo para utilização dos cinturões, porem mesmo aplicando estes ensaios aos cinturões, não teríamos respaldo normativo algum tornando este método de ensaio invalido.

Proibição do trabalhador acima de 100kg

Não existe nenhuma base legal que proíba trabalhadores com mais de 100 kg de executar um trabalho em altura. As NBR's de EPI para trabalho em altura especificam uma massa de 100Kg como um padrão de testes em uma condição limite. São normas elaboradas para estabelecer requisitos e metodologias de ensaios relativas a produtos e não de procedimento de trabalho.

Após uma queda é possível reutilizar o cinturão e o talabarte?

Não, pois em uma queda sua estrutura é inteiramente solicitada, cadarços, costuras, argolas e fivelas, desta forma mesmo apresentando nenhuma deformação, o cinturão deve ser descartado.


Whatsapp Whatsapp